sábado, 4 de janeiro de 2014

Atendimento telefónico e vendas



Atender de forma excelente um cliente através de um contacto telefónico é essencial para uma boa relação de fidelização do cliente.

A parte verbal, focando essencialmente esclarecer correctamente o cliente cumprindo as regras da empresa é essencial para a concretização de uma venda telefónica.

A forma como dizemos, o entusiasmo transmitido são tão ou mais importantes do que por vezes a mensagem que se diz, contribuindo eficazmente para o sucesso de cerca de 80% das vendas. 

O cliente tem que pelo menos comprar uma ideia, cada contacto com o cliente é uma oportunidade.

É fundamental iniciar uma intervenção com expressões "Como está? É oportuno o nosso contacto?" de forma a poder avaliar a oportunidade de contacto.

Conseguimos conquistar a confiança no  cliente com um sorriso na voz, mostrando a nossa disponibilidade para ajudar. Tratar o cliente pelo nome e tentando focar-nos mais nas soluções do que nos problemas, usando linguagem cordial, mas não excessivamente técnica, adaptando o nível de linguagem ao grau de conhecimento do cliente são aspectos fundamentais.

Utilizar uma palavra facilitadora como "basta" em vez de "terá que" é um aspecto positivo para o bom sucesso das comunicações. Deve evitar-se usar expressões inúteis como por exemplo "é assim" que apenas geram desconforto perante o cliente.

Um outro aspecto fundamental é saber escutar, ficando em silêncio para ouvir e dando sinais que estamos a ouvir, fazendo perguntas que vão ao encontro das expectativas dos clientes.

Em suma, para que uma venda telefónica seja bem sucedida é necessário um equilíbrio entre o conhecimento do produto, as tácticas e estratégias de venda e a atitude, entusiasmo e objectivos do vendedor.



  “As pessoas não gostam que se lhes queiram vender nada. Mas elas adoram comprar!”  
Jeffrey Gitomer


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