terça-feira, 28 de janeiro de 2014


Depois de uns breves minutos a viajar pela mente humana e a reflectir,  vou agora viajar pelo mundo...  até já!


http://www.airpano.com/

PNL - Programação neurolínguistica

A programação neurolinguística, vulgarmente conhecida por PNL, é um conceito de Richard Bandler e John Grinder, que em suma significa "como as palavras (linguística) podem atingir a mente (neuro) e produzir uma acção (programação)".

Há algo tempo que tinha agendado escrever sobre o tema - é importante para a actividade que exerço. Tudo o que tenha a ver com linguagem gestual e liderança me fascinam, nalgumas circunstâncias a intensidade varia, mas tudo isso tem a ver com o caminho que escolhemos ou aquilo em que acreditamos ou até mesmo as circustâncias da vida e a expectativa que colocamos nos nossos sonhos. É importante saber que não devemos procurar desculpa para os nossos fracassos nas outras pessoas, temos todas as ferramentas ao nosso alcance para mudar as outras pessoas, para isso é fundamental que não se perca demasiada energia em espaços onde não temos influência, mesmo assim por vezes sou persistente, se calhar o termo correcto até é o da canção dos Ultraleve .. enfim, sou assim mesmo talvez masoquismo, se calhar procuro um brilhozinho nos olhos de uma luz ao fundo do túnel que tinha um encanto outrora e que acredito que ainda lá esteja,  ou se calhar procuro apenas um factor de motivação para que possa fazer mais e melhor (e aqui há uma parte de mim que brinca se é hoje que vou receber as medalhas, mas mesmo sem medalhas continuo o fazer o meu trabalho diário com a dedicação de sempre).

A forma como reagimos a determinadas situações não é a mesma de pessoa para pessoa, uns explosivos que mostram de imediato o seu descontentamento (às vezes é nestes que me incluo) outros acham que com o seu silêncio (ou o seu spam) resolvem os problemas, mas apenas os prolongam porque efectivamente quando os mais explosivos se manifestam é porque efectivamente se preocupam com os silenciosos - acho que a questão é tão simples e que não percebo o porquê da complicação...