quarta-feira, 15 de junho de 2016

Sagres


A sentir vontade de ir mais além!

Até breve!




"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"

Antoine de Saint-Exupéri



Não poderia escolher melhor citação para descrever o encontro com outros caminheiros e curiosos, querem fossem de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, e das marcas que fomos encontrando pelo caminho!


Quase no final da etapa, deixei também um pouco de mim!


Praia da Amália

Foi no segundo dia de aventura que descobrimos a  Praia da Amália, mais um pequeno paraíso na costa vicentina, de difícil acesso e onde só é possível chegar passando pela lama, não sendo propriamente um caminho fácil para as crianças e para levar a tralha que costumamos levar para a praia. Seria ali a sua morada de descanso, e por razões óbvias um sítio inspirador! 








Odeceixe, visto daqui ;)

Odeceixe é um verdadeiro paraíso, quem diria que a foz da ribeira de Ceixe assinala a separação entre o sossego do Alentejo e o bulício algarvio. 

De um lado a aldeia, do lado oposto um trilho fantástico que nos oferece uma visão espectacular sobre esta simpática praia que durante muitos anos foi considerada a Meca dos últimos hippies europeus que estacionavam as carrinhas do lado Norte!







Fauna, ainda a aventura ...

Ao longo de toda a costa observámos com regularidade  ninhos de cegonhas nas rochas junto ao mar, gostaria de poder descrever esse cenário, o som das ondas a bater, mas são momentos para os quais não há adjectivos apenas devem ser vividos com intensidade, com um sabor de felicidade e de paz interior e, como costumo dizer na brincadeira mais gastar os euros em Caminhos com Vida e ser feliz do que precisar de ir ao médico ;) 


Já percorridos bastantes kms e com algum cansaço acumulado, que isto de carregar areia nas botas não é tarefa fácil, fomos ainda surpreendidos por algumas espécies que não encontramos na nossa região. Para memória ficam as risadas perante as avestruzes vaidosas e algumas fotos para aguçar a curiosidade de muitos! Há alguém que também tem uma foto fantástica de um animal rastejante, naturalmente que essa foto não faz parte dos meus ficheiros, portanto terão que a procurar nos álbuns da firma!







Flora...

Haveria tanto por dizer, uma vasta vegetação sobretudo mediterrânica, mas também atlântica e do Norte de África quer nas zonas mais calcárias quer nas dunas, ficam as fotos e também a vontade de regressar!







Caminhos com Vida CCV

Há bastante tempo que sou fã de Caminhos com Vida, a tranquilidade que nos oferecem, a capacidade de orientação por caminhos desconhecidos são apenas pequenas características que me levam a ser o mais fiel possível ao trabalho de dois jovens que conheço desde a infância e que cada vez mais fazem parte da minha vida e da minha vontade de quebrar a rotina do dia-a-dia, por isso a partir de agora as minhas aventuras com estes jovens empreendedores passarão a estar identificadas com a etiqueta CCV.

A última aventura ocorreu nos trilhos da costa vicentina, repartida por dois dias: no primeiro no sentido Almograve  - Zambujeira do Mar e no segundo dia de Odeceixe a Zambujeira do Mar, onde podemos contemplar uma vegetação deslumbrante nesta altura do ano.  Contámos, como sempre, com o saber do Tiago Lopes, a organização e segurança da Gorete e até a simpatia da senhora do táxi que nos contou que os imigrantes  que encontramos em Almograve trabalham nas estufas e nos campos de relva que é posteriormente exportada para o estádio do Real Madrid. Pequenas curiosidades que nos alimentam a vontade de conhecer cada vez mais o mundo que nos rodeia e nos levam a momentos de reflexão, não fosse a desertificação e o envelhecimento da população uma situação preocupante para quem nesse paraíso habita!