segunda-feira, 16 de junho de 2014

União de Tomar, cem anos de história



Terminou ontem, a Exposição do Centenário do União de Tomar, aberta ao público na Casa Vieira de Guimarães, local que se tornou um lugar de culto para os Unionistas durante estas semanas.

Disse Fernando Pessoa que "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis!". Bem é uma citação que exemplifica aquilo que sinto em relação ao União de Tomar!

A minha história no União de Tomar, começou quando um dia um colega de trabalho o Jerónimo Capelão me convidou para ser directora de uma equipa, já lá vão cerca de dez anos. Com alguma hesitação lá aceitei o convite e confesso que vivi talvez a melhor experiência da minha vida em termos associativos. Como recordou o então presidente do clube Manuel Graça, no jantar do centenário, entrei timidamente mas lá me fui aguentando até ao fim sem desistir, ao contrário de outros que por ali passavam... Não poderia ser de outra forma, pois vibrava com a Equipa de Infantis, aquela onde jogava a Ana Coelho, e onde o Mister era o João Carlos - com todo o respeito que tenho por todos os outros, esta é a minha equipa do coração.

Muitas horas passadas essencialmente no campo da Nabância, muito poucas comparadas com aqueles que sempre conheci vivendo intensamente para o clube, acredito que muitas vezes deixando para trás a sua vida familiar.

Fui muito feliz no União de Tomar! Dessa forma não poderia deixar de colaborar com a grande festa do Centenário do União de Tomar - era a grande oportunidade de rever velhos amigos e outros amigos como o Luís Boavida, "o sempre meu chefe dos compromissos", ou o Carlos Silva pessoa que conheço desde as autárquicas de 2005 e que sempre nos honrou com a sua amizade e como dizem por  aí está sempre presente com a sua máquina fotográfica onde está um amigo...

Dividimo-nos em pequenos grupos de trabalho, em reuniões às vezes com a presença de deliciosas guloseimas, eu fiquei no grupo da Exposição juntamente com o Carlos Silva, a Graça Costa e o Joaquim Cunha, amigos para os quais não tenho palavras para agradecer o quão bom foi poder dar uma mãozinha neste sonho que se tornou realidade. Espero que neste centenário que se renova possa o clube vir a ter um museu onde seja visível todo o seu espólio e que seja local de convívio entre os seus sócios e amigos e onde possamos reviver as emoções daqueles que com saudosismo partilharam com os mais novos um pouco da sua história no União de Tomar!

Estava longe de imaginar que ainda iria fazer novos amigos, somos tantos os que adoram este grande clube! A todos eles deixo um grande abraço porque sempre me respeitaram no mundo deles, a Graça Costa compreende bem o que estou a dizer!

Foram dias fantásticos em que dignificámos o nome de Tomar, em que tivemos o apoio do Município de Tomar e do Instituto Politécnico de Tomar com o seu excelente trabalho na recuperação de alguns troféus, para minha memória futura deixo aqui alguns desses momentos!


VIVA O UNIÃO DE TOMAR!































3 comentários:

  1. quando num fim de um dia, me consigo emocionar desta forma, só tenho que me sentir honrada e privilegiada por ter, ao longo da minha vida, podido trabalhar e privar com pessoas que cativam pela sua simplicidade, singeliza, mas sobretudo pela sua lealdade e frontalidade.
    Esta senhora / menina, foi um desses casos de empatia que progressivamente se transformou em simpatia, amizade e profundo respeito.
    Discreta, esteve sempre presente e foi de uma dedicação inexcedível a este projecto que sendo de todos e da comunidade, acabou por cair no colo de apenas alguns - é sempre assim.
    Foi um privilégio trabalhar contigo Silvia Marques.
    Ganhei uma amiga e hoje sou seguramente uma pessoa mais rica.
    Um enorme bem haja por tudo o que fizeste pelo "nosso" União e veham novos projectos que nós...estaremso lá.
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser discreta é a minha maneira de estar na vida, e sim terei todo o gosto em colaborar em projectos que tenham como retorno a minha felicidade pessoal por ter dado um pedacinho de mim para algo em que acredite. São esses que me movem e nunca os "projectos" que são feitos por obrigação! Mais uma vez obrigado por tudo!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar