quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Transparência nas Câmaras Municipais do distrito

E passo a citar o conteúdo da noticia:

"Santarém, Almeirim e Mação são as câmaras municipais do distrito de Santarém menos transparentes. A conclusão é de um estudo da "Transparência e Integridade Associação Cívica" (TIAC), uma organização não governamental que publicou esta quarta-feira, 30 de outubro, um estudo que mede o grau de transparência das 308 câmaras municipais do país,  através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.
Dos 21 municípios do distrito, Abrantes e Ferreira do Zêzere são os melhor colocados, repartindo o quarto lugar do ranking nacional, com um índice de 54 num máximo de 100. Melhor que estas duas autarquias só Figueira da Foz, com 61 pontos, que foi o município melhor classificado, seguido de Alfândega da Fé (59) e Batalha (58).
A média distrital do desempenho dos municípios é 36 pontos, ligeiramente acima dos 33 pontos, da média nacional, um valor que a TIAC considera abaixo do aceitável.
Este ranking é feito a partir da análise a 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; e Transparência na área do Urbanismo.
Com a divulgação destes resultados, que pensa atualizar anualmente, a TIAC pretende “gerar incentivos para um melhor uso das TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação] pelos municípios” e para “uma relação mais transparente com os cidadãos”.



Sem comentários:

Enviar um comentário