segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Croácia e a União Europeia

"Em 1 de Julho de 2013, a Croácia tornou-se o 28.º país da UE, na sequência do pedido de adesão em 2003 e de negociações que tiveram início em 2005. O objetivo atual é assegurar uma maior integração. Espera-se, assim, que a Croácia adira ao Espaço Schengen até 2015 e que abandone a sua moeda (kuna) em favor do euro logo que a sua economia satisfaça os critérios exigidos em matéria de inflação, finanças públicas, estabilidade da taxa de câmbio e das taxas de juro.
Tal como os restantes Estados-Membros, a Croácia deve aplicar a legislação adotada a nível da UE, nomeadamente nos domínios da segurança dos alimentos, do reconhecimento das qualificações profissionais adquiridas noutros países e dos montantes cobrados aos utilizadores de telemóveis pelas chamadas efetuadas a partir do estrangeiro.
Foram acordados à Croácia períodos de transição em alguns domínios. Por exemplo, as taxas dos impostos especiais sobre o consumo dos cigarros podem manter-se reduzidas até ao final de 2017 e os pescadores croatas podem continuar a utilizar redes proibidas no resto da UE até junho de 2014."





Sem comentários:

Enviar um comentário