sábado, 10 de novembro de 2012

Origens do Seguro

A ideia de seguro já existia na pré-história essencialmente como forma de solidariedade e cooperação, na qual as consequências dos danos eram repartidas pelos membros do grupo.


Foi a partir do século XII com a preocupação com o transporte marítimo, tendo por base interesses económicos, que surgiu a ideia de garantir o funcionamento da economia por meio do seguro, pois o comércio exterior era feito por mar.


O banqueiro comprava o barco e as mercadorias transportadas, se o navio naufragasse o dinheiro adiantado era o preço da compra, se chegasse intacto ao seu destino, a clausula de compra se tornava nula e o dinheiro era devolvido ao banqueiro, acrescido de uma quantia como rendimento do empréstimo feito. Toda esta filosofia tem se vindo a desenvolver até aos dias de hoje.


O primeiro contrato de seguro (seguro de transporte marítimo) nos moldes actuais foi firmado em 1347, em Gênova, com a emissão da primeira apólice. 

Grande contributo para os seguros foi dado também pela teoria das probabilidades desenvolvida por Pascal em conjunto com a estatística que veio permitir que os valores pagos pelos prémios de seguro puderam ser calculados de forma mais justa....




Sem comentários:

Enviar um comentário