quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho


Bom dia!

Hoje é Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho - um direito dos trabalhadores e uma conquista do ser humano livre consagrado no art. 59º da Constituição, no entanto, não existe risco zero, e é essa possibilidade que constitui o negócio das seguradoras!

Nesta data ao executar as minhas tarefas terei uma responsabilidade acrescida, a  de demonstrar aos clientes que "os seguros são um mal necessário". Foram estas as palavras proferidas pelo  meu estimado prof. de Gestão de Seguros Dr. António Mourão na minha primeira aula dessa cadeira e é com essa frase na mente que hoje tentarei dar o melhor de mim no exercício das minhas funções.

Existem uma série de factores que podem dar origem a um acidente de trabalho e que se podem dividir em cinco grupos:

a) factores humanos: desconhecimento do risco, negligência, distracção, problemas de saúde, pressões sociais, atitudes impróprias, ...
b) factores físicos: concepção/layout inadequado, instalações deficientes, área de trabalho insuficiente, deficiente arrumação e limpeza, falta de equipamento de protecção individual,...
c) factores mecânicos: manuseamento indevido, ausência de protecção, equipamentos inadequados, ausência de manutenção,...
d) factores ambientais: iluminação, contaminação,...
e) factores organizacionais: turnos, falta de formação, falta de capital, prazos, desinteresse,...

O projecto OIRA tem como finalidade identificar o risco para cada actividade e pode tornar-se uma ferramenta bastante útil no sector segurador para que se conheça o risco inerente a cada actividade!

Grande percentagem das causas dos acidentes nas empresas derivam de quedas, meios de transporte, queimaduras, negligência, falta de informação. Assim e para que uma empresa possa aumentar a sua produtividade deve tomar medidas adequadas e atempadas para evitar esse tipo de acontecimentos.

 A prevenção é portanto um factor determinante para que se possa alcançar esse objectivo e deve ser vista como um investimento e  não como um custo. As seguradoras têm também um papel fundamental ao salvaguardarem os riscos traumatológicos que possam vir a ocorrer. Não andem por aí sem seguro ;) 

Vejam alguns vídeos seguindo o link aqui.








Sem comentários:

Enviar um comentário